Menina quer ser mulher ...













Postado por
Erika Lais Fotografia
às
12:48
4
comentários
Marcadores: crianças, ensaio fotográfico
“As flores desabrocham para continuar a viver pois reter é perecer”
Khalil Gibran
Será que foi pintada à mão????
"A verdadeira beleza está nas mais pequenas coisas ..."
Ditado popular
"A rede é acolhedora, compreensiva, coleante, acompanha, tépida e brandamente, todos os caprichos da nossa fadiga e as novidades imprevistas do nosso sossego"
Luís da Câmara Cascudo, em Rede de dormir
"Espera e agora escuta: há um alarme no ar.
Em nossa porta, foi estilhaçado
o cadeado azul de nosso beijo ..."
M. da Conceição Paranhos
Postado por
Erika Lais Fotografia
às
11:53
5
comentários
Essa daí sou eu clicada por Cesar Sales, durante uma expedição fotográfica que fizemos há uns dias ... mas não é exatamente esta questão que quero trazer à tona. Apenas quero que visualizem e comparem as fotos 1 e 2.
FOTO 1 - Post Processed - Processada no Camera Raw e no PS3
FOTO 2 - SOOC (Straight out of the camera) - Foto direto da camera
Exif: f 13, 105 mm (lente macro 105, 2.8), 1/200, WB luz do dia, medição spot
Não existe milagre nenhum nem tampouco fórmula secreta nas fotos acima. Atualmente, a maioria das cameras digitais profissionais e semi profissionais possui a opção de gravar as imagens no seu cartão de memória em formato RAW. O termo em inglês é traduzido como sendo um arquivo bruto, original, da maneira como é capturado pelo sensor da camera. Este tipo de arquivo ocupa um espaço maior nos cartões de memória, porém oferece inúmeras vantagens. A maior delas é que, por ser um arquivo bruto, não compactado, pode ser posteriormente modificado, como se estivessemos alterando as condições da cena fotografada, por exemplo, podemos ajustar a exposição, caso a foto tenha ficadoum pouco mais "clara" ou "escura" do que o necessário, e a partir daí gerar um novo arquivo que não se sobrepõe jamais ao original, pois uma das características do formato RAW é não permitir que sejam salvas as alterações no arquivo original. Também existem determinado fatores nos equipamentos digitais, que fazem com que a imagem registrada sofra uma pequena perda da nitidez, se comparada aos equipamentos analógicos (cameras que utilizam filme no lugar dos sensores). Os arquivos jpeg (Joint Photographic Experts Group - nome dado ao grupo que criou esse padrão de compressão) são os mais comuns e popularmente utilizados na maioria das cameras point shot (compactas). Eles são arquivos interpretados e compactados seguindo um padrão de compressão com perdas. A desvatagem é que eles não podem ser modificados da mesma maneira que os arquivos RAW, e também perdem informações cada vez que abrimos e fechamos os arquivos porque eles tornam a ser comprimidos.
A questão do pós processamento é bastante discutida e controversa no mundo da fotografia. Particularmente, não acho que os arquivos RAW sejam a solução de todos os problemas, são apenas uma variável em todo o processo que deve ser bem compreendida e utilizada da melhor maneira possível. Não adianta sair por aí tirando foto de qualquer jeito e achar que depois conserta tudo porque está tudo em RAW. Acredito no pós processamento como uma maneira eficaz de "melhorar, aperfeiçoar" a realidade, sem contudo modifica-la bruscamente, a menos que se espere esse resultado, como uma forma de expressão artística, a exemplo do HDR (High dinamic range).
Na foto 1, foram feitas correções de exposição, constraste e saturação no Adobe Camera Raw, que é o software que faz parte do pacote do Photoshop, específico para fazer os ajustes nos arquivos RAW. No Photoshop CS3 foi feito um pequeno ajuste nas curvas, redimensionado o arquivo para internet, aplicada vignette (escurecimento das bordas) e moldura e finalmente, aplicado o sharpness (nitidez). Após as correções foi gerado um arquivo em formato .jpeg, que é exatamente o que está postado acima, na foto 1. A foto 2 é a foto da maneira em que foi processada pela camera, sem nenhum ajuste, apenas convertida para jpeg e redimensionada para web.
Existe também um software da Adobe, que já esta sendo utilizado por fotógrafos no mundo inteiro, especialmente desenvolvido por uma equipe mundial de fótografos, para agilizar o fluxo de trabalho dos fotógrafos profissionais, o ADOBE LIGHTROOM, que está na versão 2.0 e possui uma série de recursos para trabalhar com os arquivos RAW. Em outro post me aprofundarei no assunto.
Com qual das duas você ficaria???? Deixe sua opinião, clicando em comentários e contando o que achou das fotos acima...
Postado por
Erika Lais Fotografia
às
22:30
6
comentários
Mais um encontro de amigas ... mas desta vez foram as Amigas de Scrapbooking (http://www.amigasdescrapbooking.blogspot.com/) que se encontraram na sexta-feira passada para colocar o papo em dia, e fazer muita arte ... O projeto escolhido para o crop (como são chamados esses encontros) foi esse lindo quadrinho para recados, com diversas opções de cores, confeccionado com papéis para scrap, sobre tela de tecido. Estive lá fotografando o evento, e fui presenteada pelas organizadoras, Roberta, Claudiny e Kivia, com esse lindo kit nas cores azul e preto, e aproveitei o fim de semana para confeccionar o meu quadrinho ... não ficou lindinho???? Veja mais fotos do evento em www.erikalais.com/cropamigas
A cor lilás foi escolhidas para homenagear o novo grupo Amigas de Scrapbooking de Recife
Todos os projetos estavam lindos!!!
FIM da festa, até o próximo encontro!!!!!
Beijos e boa semana!!!!
Postado por
Erika Lais Fotografia
às
17:02
4
comentários