para acessar o site principal acesse


Atenção clientes, para escolher suas fotos acesse o link


http://clienteserikalais.blogspot.com/

13.11.08

O que é LOMO???

A Lomografia surgiu nos anos 90 quando dois jovens vienenses, de férias na República Tcheca, descobriram a Lomo Compact Automat (LC-A), câmera compacta desenvolvida pela fábrica russa LOMO (sigla em russo para Empresa Ótica e Mecânica de Leningrado). Frágil e de poucos recursos, a máquina parecia mais um brinquedo. Era um artefato muito barato, e que tinha o objetivo de popularizar a fotografia na União Soviética. Ao revelar as fotos da viagem, os rapazes encontraram imagens com efeitos óticos imprevisíveis e curiosos. Logo a câmera virou febre entre os jovens artistas austríacos, oferecendo resultados interessantes com cores saturadas, borrões, imagens desfocadas e luzes em movimento.

As máquinas LOMO tornaram objeto de adoração de qualquer um que se julgue moderno em qualquer lugar do mundo. São câmeras analógicas, de baixa resolução e tecnologia bastante simples, em sua maioria, desprovidas de qualquer possibilidade de regulagem. Algumas dessas maquinas batem várias fotos simultâneas ou seqüenciais, mas outras carecem até mesmo de um visor para orientar o fotógrafo. O mercado oferece diferentes modelos e marcas de cameras LOMO com características diversas dentro da mesma concepção artística (Holga, LCA, Smena, Fisheye, Diana).

Atualmente a lomografia não se restringe a um comércio de câmeras especiais para aficionados. Aos lomografos, não interessa a tecnologia do equipamento, o tamanho da objetiva ou a capacidade da câmera de fotografar com precisão o real. O que importa é a descoberta do olhar. É a capacidade de transformar a realidade, de experimentar, de testar todas as técnicas, de inventar técnicas novas, de modificar a câmera sem medo. Assim, a lomografia passou a ser um movimento artístico, enriquecendo o universo da arte pop através da fotografia.

Existem sociedades lomográfcas ao redor do mundo que organizam exposições, reúnem informações e trabalhos em torno dessa arte. Na sociedade lomográfica brasileira existe uma lista dos artistas lomográficos brasileiros com as informações de seus contatos, sites, flicks, etc, onde vocês poderâo desvendar um pouquinho mais desse universo a parte, que é a Lomografia. Abaixo, os links:

Sociedade Lomográfica Internacional

Sociedade Lomográfica Brasileira

Com o recente advento da tecnologia digital aplicada as câmeras e aos programas de manipulação de imagens é possível simular o efeito produzido pelas cameras LOMO através de programas de edição de imagens como o Photoshop ou o Adobe Lightoom. Vejam o exemplo abaixo.

IMAGEM ORIGINAL/EFEITO LOMO NO PHOTOSHOP

Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image Hosting

4 comentários:

Eduardo disse...

Excelente texto, não conhecia a técnica nem o equipamento.

Anônimo disse...

Valeu, Érika!!! Brigada por esclarecer minhas dúvidas, viu?! Tava aqui pensando q vc bem q poderia preparar um curso de fotografia digital pra amadores como eu. Garanto q vai ter um monte de gente interessada. Que tal?! Bjim

Anônimo disse...

sou fã...

Roberta Lucena disse...

Estou com saudades... Passei aqui para te desejar um ótimo domingo!
Beijo grande

Divulgue o seu blog!

Add to Google Reader or Homepage

Powered By Blogger