Carnaval no sertão ...
Como todo mundo sabe, aqui no Brasil, tudo só começa a funcionar de verdade após o carnaval. Até o dia 6 de fevereiro, quarta feira de cinzas, a folia acontece por toda parte do país, ou por quase todo o pais ... e em todos os lugares existem duas turmas, aquela que adoooooora o carnaval e aproveita para se acabar em festa, em samba, em frevo, e até em forró ... e tem aquela que prefere aproveitar o feriadão para descansar, conhecer novos lugares, se reunir com amigos, enfim relaxar ... Aqui no Rio Grande do Norte, a maioria das pessoas de desloca para as praias do litoral sul ou norte, ou então para as festas no interior do estado, o que acaba sempre causando congestionamento nas principais estradas da região. Na capital, Natal, não existe muita tradição no carnaval, uma vez que o principal evento deste tipo acaba sendo o Carnatal, o maior "carnaval fora de época" do país, que acontece no mês de dezembro.
Como eu faço parte daquela turma que foge da bagunça do carnaval, aproveitei para conhecer uma região bastante interessante e diferente do resto do Brasil, o sertão Nordestino, com suas peculiaridades, arqueologia, sua culinária, suas belas paisagens formadas pela caatinga e seus costumes. Começamos pela cidade de Caicó (http://www.roteiroserido.com.br/serido/cidades/caico-7), muito conhecida como capital da região do Seridó, pelos seus bordados manuais, sua culinária feita com carne-de-sol e os queijos de manteiga e coalho. Logo que chegamos nos deparamos com uma praça curiosa, que ficamos sabendo mais tarde que é conhecida como a "praça de alimentação da cidade" . Formada por dezena de traillers espalhados por todos os lados da praça com uma super estrutura, todos com antenas parabólicas e no centro da praça ficam todas as mesas onde se todos reúnem para tomar uma cervejinha e saborear sanduíches, espetinhos e petiscos. Mas, a maior surpresa para nós, foi um lugar batizado como a "Ilha de Santana", isso mesmo, uma gigantesca ilha (no meio do sertão) que a prefeitura construiu para a realização de grandes eventos como o carnaval e a tradicional festa de Santana, a padroeira da cidade. Tudo muito limpo e organizado, desde as barracas até os sanitários, camarotes, ambulâncias e muito policiamento, o que se torna essencial nesses eventos deste porte onde há muita gente e um consumo de álcool, às vezes em excesso. O carnaval de Caicó é conhecido como um dos maiores carnavais do interior do estado.
As barracas super organizadas da Ilha de Santana
PARTE 2 - SERTÃO DA PARAÍBA
O hotel tem excelentes acomodações, além de um atendimento bastante hospitaleiro.
O lajedo de Pai Mateus é uma elevação rochosa de 1,5 km², no formato de um "prato de sopa" invertido, sobre a qual estão dispostos mais de 100 imensos blocos arredondados de granito, formando uma das paisagens mais inusitadas e belas da região do cariri Paraibano. Vejam só essa foto panoramica que eu tirei lá de cima ...
Ainda a Pedra do capacete vista pelo outro lado
Olha só o tamanho dessas pedras, só vendo mesmo para acreditar !!!!
Essa foi uma das experiências mais fantásticas que aconteceram lá no lajedo. Acompanhados o tempo todo pelo guia local Ribamar oferecido pelo hotel, que nos mostrou vários segredos e histórias da região. Ao deitar nessa pedra arredondada de costa e de olhos fechados, quando abrimos os olhos temos uma visão simplesmente fantástica, do mundo literalmente de cabeça para baixo. Nossa visão de transforma numa espécie de lente grande angular olho de peixe, e podemos enxergar quase que 360 graus e tudo arredondado, é muito interessante, a gente não acredita e não quer mais parar de olhar!!!! IMPERDÌVEL!!!!!!
Um pouco da caatinga
Em Ingá, a aproximadamente 80 quilômetros de João Pessoa, encontramos as famosas inscrições existentes em um conjunto de pedras que remontam à pré-história. Conhecidas como Itaquatiaras de Ingá ou "Pedra do Ingá", formam um dos maiores monumentos arqueológicos da região nordestina. Formada por um conjunto de pedras repletas de inscrições esculpidas com várias figuras, que representam pássaros, frutas tropicais, répteis, figuras humanas, constelações diversas(!) e até a Via Láctea (!!), através de pequenos pontos e desenhos geométricos. Alguns falam que as inscrições são de autoria de fenícios, outros acham que são gregos, incas, astecas, ou mesmo de indíos que ali habitaram ...
Para saber mais acesse o link abaixo
http://www.auniao.pb.gov.br/v2/index.php?option=com_content&task=view&id=5195&Itemid=44
Erika Lais
3 comentários:
I love these photos Erika! I like the landscapes!
Olá Erika, parabéns pela belas fotos!
Estava pesquisando sobre a pedra do Ingá e achei o seu photoblog.
Está muito legal. Belas fotos e um texto nota 10.
abçs.
Sérgio
Em dezembro/08 estarei neste lugar. Parabéns pelas fotos e obrigado pelas dicas.
Sds.
Marcos
Postar um comentário