para acessar o site principal acesse


Atenção clientes, para escolher suas fotos acesse o link


http://clienteserikalais.blogspot.com/

25.4.09

WORLDWIDE PINHOLE DAY - 26 de abril


WPPD - WORLDWIDE PINHOLE PHOTOGRAPHY DAY

PIN=ALFINETE/AGULHA
HOLE=BURACO

FOTOGRAFIA PINHOLE = FOTOGRAFIA COM MAQUINA DE ORIFICIO

Mas afinal o que é fotografia PINHOLE?

É uma técnica de fotografia bastante rudimentar, baseada no conceito de "camera escura", que ao invés de lentes utiliza somente um orifício. Feita com cameras totalmente artesanais dos mais diversos materiais, onde a luz passa através do orifício indo direto para o filme. Com essa técnica você utiliza uma abertura de “diafragma” (na realidade abertura do orifício) tão pequena (0,5 mm ou menos) que a profundidade de campo aumenta absurdamente (ou seja, “tudo fica em foco”) e você pode usar longas exposições, criando efeitos interessantes de luz, movimento e composição.

O Dia Mundial da Fotografia Pinhole é um evento internacional criado em 2001 com o objetivo de promover e celebrar a arte da fotografia pinhole. Neste dia único, que acontece anualmente no último domingo do mês de abril, participam pessoas de todo o mundo que deixam de lado por um instante o mundo altamente tecnológico em que vivemos e participam desta data, tirando uma fotografia pinhole, pelo prazer de dividir seu olhar sobre as coisas, e ajudar a difundir a rara beleza desta técnica fotográfica histórica.


Para comemorar o Pinhole Day em Natal/RN, haverá uma oficina de fotografia na FATERN coordenada pelos professores Henrique José e Walmir Queiroz. Para saber mais informações acesse o link "Dia Pinhole na Fatern"


Agora se você gostou do assunto e quer conhecer um pouco mais tem dois endereços que eu recomendo onde vocês irão encontrar exemplos de fotografias Pinhole e informações mais detalhadas e bastante interessantes, e até como montar a sua própria câmera PINHOLE.

PINHOLE - MANUAL PRÁTICO DE FOTOGRAFIA ESTENOPÉICA, de Cleber Falieri
http://www.eba.ufmg.br/cfalieri/frame.html

GUIA PRÀTICO DE FOTOGRAFIA PINHOLE, de Luciano Soares

http://www.foto.art.br/labfoto/uploads/pinhole.pdf

Photobucket

22.4.09

"Fotografar é colocar na mesma mira: ...

... a cabeça, o olho e o coração ..." Henry Cartier-Bresson

Essa é uma das minhas frases favoritas sobre fotografia, porque simplesmente consegue resumir a essência do meu trabalho.

Photobucket

"De todos os meios de expressão, a fotografia é o único que fixa para sempre o instante preciso e transitório.
Nós, fotógrafos, lidamos com coisas que estão continuamente desaparecendo e,
uma vez desaparecidas, não há mecanismo no mundo capaz de fazê-Ias voltar outra vez.
Não podemos revelar ou copiar uma memória"
Henri Cartier-Bresson

Photobucket

Sem dúvida uma das melhores formas de aprimorar nossa fotografia é buscar inspirações e criar referências. E para desenvolvermos o nosso senso estético uma das maneiras que temos ao alcance é conhecer o trabalho de grandes fotógrafos e analisar suas fotos, tentar pegar a essência de cada fotógrafo, para que possamos criar a nossa própria identidade visual.

O mais reverenciado e influente fotógrafo dos último tempos, foi Henry Cartier-Bresson (1908/2004), um dos gênios da fotografia do século XX, considerado por muitos, o pai do fotojornalismo moderno além de mestre nas palavras ao descrever a fotografia como uma manifestação da arte. Fundou juntamente com outros fotógrafos, dentre ele Robert Capa e Bill Vandivert, logo após o término da segunda guerra mundial, a Agência Magnum, que até hoje é referência em fotojornalismo, da qual faz parte o nosso ilustre Sebastião Salgado.

Photobucket

Toda sua obra é marcada por uma peculiariedade que o mesmo chamava de The Decisive Moment, ou O Momento Decisivo, expressão eternizada em publicação de 1952. Para Bresson, O Instante Decisivo era “o reconhecimento simultâneo, em uma fração de segundo, da significação de um evento, assim como uma precisa organização das formas que dão a tal evento sua devida expressão”, em uma tradução direta do original do autor:

It is the simultaneous recognition, in a a fraction of a second, of the significance of an event as well as a precise organisation of the forms that give that event its proper expression. CARTIER-BRESSON, 1952.

Na prática, é o momento exato do disparo da câmera, onde tudo o que está enquadrado em cena se alinha de forma a criar a composição final perfeita, dentro da visão do fotógrafo., o momento em que uma série de elementos entra em sincronia, um instante que quando fotografado denota a expressão máxima da situação, um momento único.

Quem não conhece uma foto de Bresson, que reflete tipicamente este conceito ...

Photobucket
foto: Henry Cartier-Bresson

Outros aspectos que caracterizam o trabalho de Bresson, são: a foto em preto e branco, da qual ele sempre foi adepto voraz, e o uso da luz natural. Para ele colocar algo sob uma fonte de luz artificial era sinônimo de destruição. Seu estilo de fotografar era discreto, como um gato que passa desapercebido e está sempre atento ao que acontece ao seu redor, o que hoje é muito buscado no fotógrafos de casamento que fazem a chamada cobertura fotojornalística. Dessa forma ele procurou registrar, através de sua Leica, momentos históricos, de forma que exprimam sentimentos e sensações, com seu estilo de fotografar humanista e de precisão geométrica impressionante. A sua obra possui um inestimável valor histórico e todos nós devemos conhecer um pouco mais desse grande artista que foi Bresson, e que influenciou milhares de fotógrafos mundo afora. Para saber mais sobre o "Olhar do século" há sua biografia publicada em português pela editora LP&M, por Pierre Assouline (trad. Julia Simões, 352p,

Tem pensamento mais atual do que esse???
Photobucket

21.4.09

Feriadão e os "Mandamentos do fotógrafo"

Aproveitando o feriado para editar fotos, encontrei no meio dos meus arquivos esse texto bem interessante e verdadeiro, Os mandamentos do fotógrafo:


Fotógrafo não fala – informa;

Fotógrafo não vai á festas – faz cobertura;

Fotógrafo não acha – tem opinião;

Fotógrafo não fofoca- transmite informações úteis;

Fotógrafo não para - pausa;

Fotógrafo não mente- equivoca-se;

Fotógrafo não chora – se emociona;

Fotógrafo não some – trabalha em off;

Fotógrafo não lê – busca informação;

Fotógrafo não tem problema – tem situação;

Fotógrafo não tem muitos amigos- tem muitos contatos;

Fotógrafo não briga – debate;

Fotógrafo não usa carro- mas sim veículo;

Fotógrafo não passeia- viaja a trabalho;
Fotógrafo não conversa- entrevista;

Fotógrafo não faz lanche- almoça em horário incomum;

Fotógrafo não é chato - é crítico;
Fotógrafo não tem olheiras – tem marcas de guerra;

Fotógrafo não confunde- perde a pauta;

Fotógrafo não esquece de assinar – é anônimo;

Fotógrafo não se acha – já é reconhecido;

Fotógrafo não influência- forma opinião;

Fotógrafo não conta história- reconstrói;
Fotógrafo não omite fatos – edita-os;

Fotógrafo não pensa em trabalho – vive o trabalho;

Fotógrafo não é esquecido – é eternizado pela crítica;

Fotógrafo não morre - coloca um ponto final.


No último sábado reencontrei o casal Gleicy e Rodrigo que está com o casamento agendado para o dia 19 de dezembro. Nós nos conhecemos em abril do ano passado, quando fizemos um ensaio do casal no Forte dos Reis Magos. Desta vez, marcamos de fazer as fotos do convite do casamento, mas a tarde foi tão divertida, que acabou resultando em mais um ensaio fotográfico do casal. Vamos ver alguns momentos ...

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

De repente, a gente percebeu que o tronco da árvore tinha o formato de um coração ...
Photobucket

Photobucket

Photobucket

Essa aqui não ficou parecendo um SMILE!?!?!???
Photobucket

Photobucket

No sábado a noite foi a vez de Clara Diógenes reunir seus familiares e amigos para comemorar seu aniversário de 15 anos, na boate Maranello. A festa foi super animada, teve homenagem das amigas exibindo fotos da sua infância e de momentos da sua vida. Em seguida, teve o brinde das amigas e logo após assoprar as velinhas, foram distribuídas aos convidados sandálias H (aquelas, as legítimas) para a galera cair na dança e entrar noite adentro ao som do trio de forró ao vivo.

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

17.4.09

BEM VINDO Felipe e "Oração do fotógrafo"!!!

Esse é mais um daqueles casos em que nós, fotógrafos, temos a sorte de encontrar em nosso caminho ... Através de uma amiga, a Bárbara, que presenteou sua amiga Ivanna, com as fotos do chá de lingerie, acabei conhecendo Michelly que iria se casar com Ilo, que é primo de Ivanna. A tia do Ilo, resolveu presentear o casal com as fotos do casamento e da gestação da Michelly. E quem estava lá???? Euzinha ... é tão bom quando a gente passa a conhecer a família dos nossos clientes que fica mais fácil realizar o nosso trabalho, pela intimidade que acabamos tendo, o que muitas vezes acaba numa grande amizade. Eu sei que o Felipe já está quase fazendo um mês, e a gente acabou fazendo as fotos três dias antes dele nascer, não é demais!?!?
É por isso que resolvi colocar aqui nesse post a Oração do fotógrafo, para agradecer por essas coisas boas que acontecem na profissão e na vida da gente!!!! Hoje é um dia especial e estou muito feliz!!!

Photobucket


Photobucket


Photobucket


Photobucket

Oração do Fotógrafo

Senhor,


Fazei de mim um bom profissional,

Onde houver alegria

Que eu possa fotografá-la,

Onde houver um pôr-do-sol

Que eu tenha a sensibilidade de alcançá-lo

Através da câmera mágica do meu olhar atento...

Que eu possa estar onde as imagens precisam ser eternizadas,

Que eu tenha ética para não deturpá-las...

Que eu seja justo ao precificá-las

Ó mestre,

Fazei que eu procure cada vez mais o conhecimento

Sem perder jamais o sentimento

Do quão sensível deve ser

O coração daquele que fotografa...

Fazei com que eu possa através das imagens

Triste ou alegres,

Feias ou bonitas,

Construtivas ou destrutivas

Contribuir para o registro

Da história

Da trajetória

Da vida

E, se abençoado eu for

Puder registrar na minha retina

A imagem maior do amor

Senhor,

Que seja através da fotografia

Que eu consiga alcançar

O pão ...

O alento ...

A alegria...


AMÉM !!!!!


(texto elaborado por Gil Vieira/ Assessora de Marketing)

e reproduzido do site GRANDE PONTO (Alex Gurgel}


Um ótimo final se semana a todos ... e amanhã tem mais trabalho (Graças ao Senhor!!!), uma sessão de um casal de noivos e um aniversário de debutante!!! Até a próximas semana com mais fotos!!!!!!




Divulgue o seu blog!

Add to Google Reader or Homepage

Powered By Blogger