para acessar o site principal acesse


Atenção clientes, para escolher suas fotos acesse o link


http://clienteserikalais.blogspot.com/

19.8.09

19 de agosto!!!!!!! Hoje é O dia!!!!

Hoje em dia tem dia pra tudo. Dia da avó, do dentista, do advogado, da sogra, do pai, das crianças, dos professores, dos pais, das mães, namorados ... e tem também o DIA MUNDIAL DA FOTOGRAFIA, que completa hoje 170 anos desde sua descoberta oficial. Portanto, desejo aqui um FELIZ DIA DA FOTOGRAFIA para todos os meus colegas fotógrafos profissionais ou amadores, e todos aqueles que simplesmente amam fotografar. O dia hoje será cheio de comemorações e eu vou aproveitar o dia fotografando logo mais, depois tem almoço com colegas de scrapbook, e no fim da tarde encontro com o pessoal da APHOTO, na inauguração da mostra fotográfica "Outros Olhares", que abrirá hoje as 10h no Norte Shopping.

Photobucket

Foi numa manhã, mais precisamente no dia 19 de agosto de 1839, que a fotografia se tornou de domínio público em território francês. O anúncio oficial foi feito na Academia de Ciências e Artes de Paris, pelo físico François Arago, que explicou para uma platéia espantada os detalhes do novo processo desenvolvido por Louis Jacques Daguerre. O físico apresentava e doava ao mundo o daguerreótipo.
Naquele momento o ato parecia uma mágica. Uma caixa escura, ferramenta capaz de captar e fixar numa superfície o mundo "real".
Dizem as lendas que em seguida à cerimônia várias pessoas saíram as ruas em busca de uma máquina de fazer daguerreótipos e essa vontade de produzir imagens nunca mais cessou.
Daguerre não perdeu tempo. Antes de doar seu invento a França já havia patenteado o mesmo nas Ilhas Britânicas, Estados Unidos e nos quatro cantos do mundo.
"De hoje em diante, a pintura está morta" declarava o pintor Paul Delaroche. Nos círculos mais conservadores e nos meios religiosos da sociedade, "a invenção foi chamada de blasfêmia, e Daguerre era condecorado com o título de "Idiota dos Idiotas''". O pintor Inglês, ainda que utilizasse os daguerreótipos de Nadar para executar seus retratos, menosprezava a fotografia, como sendo apenas um produto industrial, e confidenciava: "a fotografia é melhor do que o desenho, mas não é preciso dizê-lo".
Baudelaire, um dos mais expressivos representantes da cultura francesa, negava publicamente a fotografia como forma de expressão artística, alegando que "a fotografia não passa de refúgio de todos os pintores frustrados", e, sarcasticamente, celebrava a fotografia "como uma arte absoluta, um Deus vingativo que realiza o desejo do povo. e Daguerre foi seu Messias. Uma loucura, um fanatismo se apoderou destes novos adoradores do sol". Com estas declarações, Baudelaire refletia o impacto causado pela fotografia na intelectualidade européia da época".

Fonte: Fotocolagem, por Enio Leite

3 comentários:

tekasdesigner disse...

Não poderia deixar de vir lhe desejar feliz dia!!! TUdo de bom e sucesso sempre! ;)

Gisela disse...

amei saber que hoje se comemora o dia de algo em que amo fazer,valeu pela informação.
Bj

Alexandre disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Divulgue o seu blog!

Add to Google Reader or Homepage

Powered By Blogger