para acessar o site principal acesse


Atenção clientes, para escolher suas fotos acesse o link


http://clienteserikalais.blogspot.com/

25.4.08

Álbum de família

Outro dia eu estava revirando uma gaveta de uma cômoda que eu tenho em casa onde eu guardo todas as minhas fotografias e acabei dando de cara com esse album. Acreditem se quiser, esse album tem uns trinta e tra-lá-lá anos (deixemos pra lá os detalhes ...). Abri o álbum e logo senti um cheiro diferente, comecei a folheá-lo e entrei então no túnel do tempo, lembrei de coisas da minha infância, mostrei o álbum para os meus filhos, para o meu namorado, para minhas amigas, toda orgulhosa, como se estivesse carregando um prêmio. Por mais incrível que possa parecer sou eu mesma, e apesar do meu filho ter dito que era todo mundo da minha família, desde a minha avó ao meu irmão, menos eu, no final ele chegou a conclusão que parecia com ele mesmo.

Photobucket - Video and Image Hosting

Acabei passando uns dias refletindo sobre esse episódio e chegando a conclusão da importância de termos a nossa memória preservada. Nosso cérebro é uma máquina incrível, aliás, a única máquina que já foi inventada há tanto tempo, não tem limitação na sua capacidade de armazenamento, não trava, não necessita de manutenção (só de vez em quando), não precisa de nenhum tipo de bateria, e por aí vai a lista de benefícios ... Só tem um problema, que é o fato de ser insubstítuível e que não podemos mostrá-lo a outras pessoas ... concordam??? E é exatamente aí que entra a importância da fotografia. Ela serve de apoio para reproduzirmos parte daquilo que está nas nossas memórias e para recontar a história de momentos que já se passaram, como a história de nossos antepassados.
Atualmente, com a revolução da fotografia digital, a fotografia se tornou mais acessível para a maioria das pessoas.
Atualmente, existem no mercado milhares de modelos de câmeras, desde as compactas até as profissionais, para todas as necessidades e de todos os preços. Eu mesma tenho milhares de fotografias da minha infância e dos meus filhos, mas pude perceber que depois da fotografia digital esse número de fotografias tem se reduzido drasticamente. Mas como assim?? Na verdade o número de fotos aumentou, mas criamos o hábito de não reproduzirmos mais as fotos, apenas guardamos virtualmente estas fotos em arquivos, CDs e computadores. Muito se questiona a respeito da qualidade da fotografia digital X fotografia convencional (filme), mas isso é assunto para outro post ... Eu particularmente, acho que a fotografia digital tem muitos benefícios a mais do que a convencional, o que acaba superando uma possível perda mínima de qualidade, pois cada vez mais os fabricantes de máquinas tem desenvolvido tecnologias que se superam a cada dia. Eu digo isso, em relação à comparação entre câmeras profissionais. Com relação às cameras compactas, acho um pouco mais complicado, pois elas são de construção simples, o que acaba afetando a qualidade da imagem final se compararmos com uma câmera convencional (de filme) semelhante. Aí, o que acontece é que as pessoas acabam acreditando que quantidade é sinônimo de qualidade, e por acabarem tirando muitas fotos, pois não existe mais o custo para revelação do filme, e armazenando digitalmente essas imagens. Geralmente essas imagens não possuem uma resolução adequada às ampliações, não são tão nítidas, e acabam se perdendo no tempo. O que será que acontecerá com esses arquivos digitais daqui há 20,30 ou 50 anos??? Alguém ainda tem suas fitas VHS, ou os discos de vinil em casa??? E aí ... vão se embora as nossas memórias, as coisas mais preciosas das nossas vidas ... Será que é isso que queremos com toda essa parafernália tecnológica que invade as nossas casas por todos os lados???? Pensem também em outra questão: será que todo mundo pode ser médico e se auto-medicar??? Ou ser advogado e se auto representar perante a justiça?? A resposta é: talvez sim. Mas e o resultado??? Será tão positivo quanto se delegarmos essas funções a profissionais especializados?????
Essa reflexão em cima do meu álbum de infância, me reafirmou a importância da profissão do fotógrafo, daquele que se dedica todos os dias a essa arte de registrar memórias e aqui eu deixo o meu MUITO OBRIGADO ao profissional que através do seu trabalho me levou a refletir e dividir com vocês essas questões e um pouquinho da minha infância nas fotos abaixo.
Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image Hosting


Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image Hosting
Photobucket - Video and Image Hosting
Essas fotos são para mim uma recordação muito especial e que não tem preço e serão guardadas para sempre.
A qualquer momento que a gaveta for aberta, com certeza trará de volta todos esses sentimentos ...
Bom final de semana!!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Pô Erika, muito legais suas fotos. Gostei muito do seu blog e já botei nos meus favoritos também. Vou voltar de vez em quando para ver as novidades. Já vi que vc tem uma "vida fotográfica" bem ativa...eu ando meio paradão...preciso sair mais para fotografar, senão enferrujo. Reparei também que você tem uns links iguais aos meus, da jessica claire e becker e jasmine star, se você gosta deles vai gostar também do http://www.theblogisfound.com e http://blog.elysiumproductions.com/ se é que você já não os conhece.
Abraços e até mais.

Divulgue o seu blog!

Add to Google Reader or Homepage

Powered By Blogger